Cuidado redobrado com a chuva

Fim de ano, época de verão intenso e com ele a chegada de muita chuva em todo país. Por isso, as rodovias costumam ficar mais perigosas e a atenção precisa ser redobrada para evitar acidentes. Muitos motoristas dirigem na chuva da mesma maneira que dirigem com o temposeco sem terem noção dos perigos que correm.
Visibilidade e aderência são dois itens que interferem na segurança no momento da chuva. Limpador de para-brisa deve estar em pleno funcionamento, por isso, antes de pegar a estrada vale checar e, se for necessário, trocar a peça.
A parte elétrica também merece atenção. Um check-list nas luzes de freio, faróis e setas é importante. São essas sinalizações que ajudarão o condutor de trás e os pedestres a perceberem a movimentação do carro. Além disso, em tempo chuvoso a iluminação cai, escurece.
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) dá recomendações básicas aos motoristas como:
• Reduzir velocidade.
• Acender o farol para melhorar visibilidade.
• Manter o limpador de para-brisa em funcionamento mesmo que seja uma chuva fina.
• Manter o desembaçador do carro ligado para que não comprometa a visibilidade do motorista.
• Manter a distância de aproximadamente dois carros em relação ao veículo da frente.
• Desacelerar calmamente o veículo, assim que começar a chover. E não se esquecer de manter a distância recomendada.
• O cuidado com os pedestres deve ser redobrado.
• Manobras ou freadas bruscas devem ser evitadas. O risco de derrapagem é eminente. Com o tempo seco, há acumulo de resíduos na pista como óleo, combustível, borracha de pneu e poeira. Nos primeiros minutos da chuva, esses resíduos tornam-se uma película escorregadia.
• O pisca alerta só deve ser ligado se o veículo estiver parado.
• Só pare no acostamento em caso de emergência e vale dar preferência para locais seguros como postos de gasolina, posto policial, praças de pedágio etc.
• Os pneus devem ser verificados constantemente. Inclusive o reserva. A calibragem deve ser feita semanalmente.
• Caso pise no freio com força e a roda trave, tire imediatamente o pé do freio para que o controle do veículo não seja perdido.
Vale lembrar que, quanto maior a velocidade do veículo, maior a chance de aquaplanar. A
recomendação é não ultrapassar de 50 km/h.
A vida é um grande espetáculo e para protagoniza-lo com dignidade precisamos nos sentir protegidos. E esta proteção começa individualmente, passando pela nossa própria vida, nossa saúde, nosso futuro, nossa família e nosso patrimônio para que possamos viver intensamente cada ciclo da vida. Por isso, a proteção passa a ser a grande necessidade das pessoas neste século, marcado por acontecimentos imprevisíveis. E proteger as pessoas e seus patrimônios é justamente a missão da maior seguradora do Brasil: a Bradesco Seguros.
Fundada há 78 anos, e atenta a diversas necessidades, atua nos ramos de Automóveis, Ramos Elementares, Seguro Saúde, Capitalização, Seguros de Vida e Previdência Complementar.
Ao longo de sua história a Bradesco Seguros, vem trilhando uma trajetória marcada por um sólido crescimento e pleno sucesso. Com uma ampla estrutura de proteção em todo o território nacional, oferece a seus quase 42 milhões de clientes uma moderna estrutura de atendimento por meio de suas Centrais de Atendimento Telefônico, Internet, 374 dependências próprias e 42 mil corretores ativos, além de contar com a rede de mais de 4,6 mil agências do Banco Bradesco.
A Bradesco Seguros também foi pioneira em seu segmento na implantação de uma Ouvidoria de Clientes. Um canal de comunicação, com o objetivo de solucionar eventuais problemas de atendimento. Uma estrutura que funciona dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade.
Diferenciais que consolidam cada vez mais a marca do Grupo Bradesco de Seguros no mercado brasileiro.
Uma marca construída a partir do resultado de suas quatro seguradoras